24 maio 2015

O que é Ziam: o amido que promete emagrecer em uma colherada!

Produto sem glúten indicado para substituir farinha de trigo poderia reduzir calorias dos alimentos e promover saciedade quase imediata
 

Em apenas uma colherada diária o Ziam emagrece, promove detox no organismo, faz o intestino funcionar, diminui a quantidade de açúcar no sangue, as taxas de colesterol ruim e o risco de sofrer com doenças cardiovasculares. Pelo menos é o que promete o produto livre de glúten que também é indicado para substituir parcialmente a farinha de trigo em receitas a fim de diminuir a ingestão de calorias.
A novidade que está disponível em farmácias de manipulação é um amido derivado do milho que garante ter apenas 25% da quantidade de calorias da farinha de trigo. Ele é indicado pelos fabricantes para substituir parte da farinha adicionada a receitas como cookie, bolo, pão de queijo, torta ou panqueca. Também poderia eliminar uma parte das farinhas de mandioca, milho ou outras necessárias para o preparo de pratos salgados ou doces.

 

Ziam é melhor que farinha?

 Farinha de trigo em excesso pode favorecer obesidade, diabetes e mais problemas de saúde (Créditos: Thinkstock)
Tratada como inimiga da dieta por muitos especialistas, a farinha branca pode trazer riscos à saúde, aumentando chances de obesidade e favorecendo o surgimento de diabetes e outras doenças crônicas. Isso tudo caso seja consumida em exagero. Os malefícios estão relacionados ao processo de refinamento do trigo, que faz com que o alimento perca grande parte das propriedades nutricionais.

Por isso, o Ziam surge prometendo ser uma alternativa para diminuir esses efeitos prejudiciais. Segundo a farmacêutica Alexandra Lemos, da empresa Galena, responsável pelo produto, usá-lo em receitas substituindo parcialmente a farinha não promove nenhuma alteração no sabor do prato. "Ele pode substituir até 20% de qualquer tipo de farinha convencional, sem modificar a característica do alimento”, garante a profissional

Benefícios do Ziam

Emagrece – A marca garante que a sensação de saciedade surge em um curto espaço de tempo. De acordo com a Galena, pesquisas apontam que após o consumo a fome não surge por até 14 horas. Isso ajudaria a evitar a compulsão alimentar ou a vontade de comer outros alimentos antes do intervalo de 3 horas entre as refeições indicado por nutricionistas.

Evita diabetes – Isso aconteceria porque ele evita o processo que acontece com a farinha branca, que é pobre em fibras e favorece a entrada de açúcar no sangue, gerando picos de insulina. Essas alterações na dosagem de açúcar no sangue seriam responsáveis pelo surgimento da diabetes.

Melhora o funcionamento do intestino – Graças à quantidade de fibras presente no Ziam, ele poderia regular o intestino, fazendo com que tudo funcionasse bem.

Como consumir

Além de substituir parcialmente as farinhas, o Ziam pode ser polvilhado sobre salada de frutas ou adicionado a vitaminas. Quem preferir pode optar por comê-lo puro - nesse caso, a marca sugere consumir de 5 g a 10 g por dia, o que corresponde a uma ou duas colheradas.

Opinião de nutricionista

Consultamos a professora especialista em nutrição Vanessa Yuri Suzuki para saber se o produto que está chegando ao Brasil é realmente benéfico à saúde. Segundo a docente da Universidade Anhembi Morumbi, não há estudos clínicos randomizados que comprovem que o Ziam possa evitar diabetes ou colesterol. Além disso, ela não indica adotar uma dieta sem glúten se a pessoa não possuir intolerância à substância.
“O glúten é contraindicado para quem tem a doença celíaca, pois estes indivíduos não possuem a enzima transglutaminase, responsável pela quebra do glúten na digestão. Já para os indivíduos saudáveis, o glúten não é prejudicial e pode ser consumido sem restrição”, garante a profissional, que também nega que tirar o glúten do cardápio faça emagrecer. “Não há evidências científicas que a retirada do glúten da alimentação promova perda de peso”.

Por outro lado, ela não cita contraindicações ou riscos no consumo do Ziam. Vanessa afirma ainda que “estudos clínicos demonstraram que amido resistente tem propriedades semelhantes a fibras e mostra benefícios fisiológicos em humanos, podendo resultar em prevenção de doenças”. Esse amido, que, no caso, seria o Ziam, também “apresenta teor calórico reduzido e pode ser usado como agente de corpo complementar em formulações com valor reduzido ou sem gordura”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...